terça-feira, 9 de outubro de 2007

Comunidade do Jacarezinho tem encontro e entrega relatos de casos ao Ministério Público

No último dia 02/10, a Comissão Jacarezinho pela Paz, a Associação de Moradores do Jacarezinho, a Rede, e familiares dos casos de Elisângela, Lincoln, Juliano, Leandro e Bruno, encontraram-se com o subprocurador-geral de direitos humanos do Ministério Público Estadual, Leonardo Chaves, na sede do MP.

Esse encontro foi fruto de um anterior, no dia 29/08, na própria comunidade do Jacarezinho, quando estiveram presentes muitos moradores que relataram os casos acima e vários outros. Esse encontro, por sua vez, fez parte da mobilização da comunidade desde junho desse ano contra os repetidos casos de violência policial e execuções sumárias na favela. Neste mês, surgiu a Comissão Jacarezinho pela Paz, que já conta hoje com um blog e uma comunidade no Orkut (Jacarezinho pela Paz).
No encontro de 02/10 foram entregues relatos e documentos relativos aos casos citados e outros, para dar encaminhamento jurídico/criminal aos casos. Os moradores e familiares aproveitaram para apresentar suas denúncias e protestos, como Da. Julieta, mãe de Leandro, que disse que as autoridades têm que aprender a respeitar as favelas.
Leonardo Chaves, por sua vez, falou da importância da comunidade manter sua organização e mobilização e comprometeu-se a manter contato permanente com o movimento.
Encontros como esse podem acontecer com outras comunidades que se organizem e se articulem, na luta contra essa opressão, desrespeito e violência do Estado que têm levado tantas vidas nas favelas do Rio. E o Jacarezinho mais uma vez dá um exemplo de organização e perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esta matéria